FAZENDA EXPERIMENTAL YAKULT ABERTA A PARCERIAS

FAZENDA EXPERIMENTAL YAKULT 2016
Estratégia para 2016 e 2017

Histórico:

A Universidade Federal de Santa Catarina recebeu por doação a Fazenda de Camarões Yakult no início de 1999. No mesmo ano foi preparado o projeto de reestruturação para que a unidade fosse transformada em Centro de Pesquisa e Treinamento para o Programa Estadual para o Desenvolvimento do Cultivo de Camarões.
A UFSC recebeu apoio do Programa “Brazilian Mariculture Linkage Programe”- BMLP, financiado pela Agência Canadense de Cooperação Internacional-CIDA para infraestrutura e equipamentos. O BMLP disponibilizou US$100.000,00 dólares o que permitiu a conclusão do projeto ainda no ano de 1999.
Desde então, a Fazenda Experimental Yakult passou a realizar experimentos das dissertações e teses do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e receber estudantes, produtores, técnicos e trabalhadores das fazendas de camarão para treinamento individualizado. Também funcionou como área de estágio e ensino para os estudantes de diferentes cursos da UFSC e de outras instituições, inclusive internacionais.
Durante grande parte do seu tempo, a Fazenda mantinha as suas atividades e cumpria com as suas finalidades, com a receita da produção de camarão. Entretanto, com o advento da enfermidade viral da “mancha branca” em SC, a Fazenda passou a ter dificuldades para gerar receitas, ficando cada vez mais dependente da UFSC. Ao mesmo tempo, o fenômeno climático do “el niño” prejudicou em muito o segundo ciclo de produção 2015 e não permitiu a realização do primeiro ciclo de produção de 2016 pela absoluta falta de água salgada na área do bombeamento.
Estratégia de recuperação:
A coordenação da Fazenda, por não conseguir realizar o primeiro ciclo de produção de 2016, optou pela dispensa de parte do seu pessoal e está reestruturando a equipe de trabalho. Em especial com estudantes do doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura para realizar o ciclo de produção do segundo semestre de 2016. A ideia é realizar experimentos, oportunizar formação profissional aos estudantes, gerar publicações e ao mesmo tempo reduzir custos.

Neste contexto, estamos oferecendo nossa estrutura e capacidade técnica para realizar parcerias para experimentos, em especial para testar dietas ou ingredientes para ajudar no controle da enfermidade da “mancha branca”.
O nosso grupo também dispõe de boas condições (em outro local) para realizar experimentos desafios e testar o efeito dos tratamentos diante de diferentes níveis de infestação, de acordo com o interesse da Empresa Parceira.
Uma modalidade de apoio poderia vir através da “lei de Renúncia Fiscal” em que uma empresa poderia abater 80% do valor aprovado no Plano de Pesquisa no seu imposto de renda e ainda lançar o investimento na pesquisa como custo o resultaria em perto de 100% de renúncia, dependendo da margem de lucro que a empresa trabalha. Este caminho seria mais adequado para médio prazo, pois depende de projeto e tempo para sua aprovação no Ministério de Ciência e Tecnologia. Lei da Renúncia Fiscal – Lei N.º 11.487 de 15 de junho de 2007 e Decreto 6.260 de 20 de novembro de 2007
Infraestrutura:
A Fazenda dispõe de 15 viveiros de 1,2 ha e dois viveiros de 2,0 ha. Com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, dois viveiros de 0,45 ha foram revestidos com geomembrana para sistema intensivo. O mesmo projeto financiou a construção de uma estufa com tanque de 180 m2 para sistema superintensivo.
A estrutura da Fazenda é muito boa, dispondo de ótima rede elétrica, sistema de bombeamento com 4 bombas axiais de 0,3 m3/seg cada e grupo gerador. Dispõem de 60 aeradores quase todos novos e outros equipamentos em boas condições de uso como tratores, distribuidor de calcário, roçadeiras, entre outros. Toda estrutura de bombeamento, comportas de abastecimento e de drenagem com seus apetrechos está em perfeitas condições.

Contato: Prof. Edemar Roberto Andreatta
Departamento de Aquicultura/UFSC