Histórico Fazenda UFSC/Yakult

Em janeiro de 1999, a empresa YAKULT S/A doou à UFSC uma área de 365 ha com 17 viveiros de cultivo implantados, perfazendo uma área de 23 ha de espelho de água. Depois de efetuada uma ampla reforma no seu sistema de captação de água e infra-estrutura básica, a fazenda iniciou a produção de camarões da espécie Litopenaeus vannamei.  A fazenda tem como diretriz básica a realização de cursos profissionalizantes para os diversos segmentos envolvidos com a atividade, o desenvolvimento tecnológico e a produção de reprodutores.
Desde a sua inauguração, a fazenda Experimental Yakult/UFSC, vem se tornando uma referencia nacional no campo da pesquisa e formação de recursos humanos para o desenvolvimento da atividade da carcinicultura. Além do desenvolvimento tecnológico, somos responsáveis pela preparação de produtores e técnicos que desejam atuar nessa área em todo o país ou em outros países. Exemplo disso, é que ao longo desses 8 anos foram treinadas mais de 600 pessoas, entre produtores, técnicos ou simplesmente interessados em conhecer mais sobre a atividade da carcinicultura.
A fazenda possui uma infra-estrutura de alojamento capaz de receber confortavelmente até 10 pessoas por mês. Para manter um treinamento de qualidade representando a realidade do setor produtivo, a fazenda também produz camarões para o mercado interno e exportação
Com respeito ao meio ambiente, a fazenda é responsável pela preservação de 333 ha de mata atlântica em estado original.  No que tange ao cultivo, realiza analises diárias da água dos efluentes e da água da Lagoa da Cruz. A fazenda é uma das pioneiras no Brasil a ter o PMA (Plano de Monitoramento Ambiental), implantado e aprovado pelo órgão de licenciamento ambiental. Para isto, a fazenda conta com um laboratório de qualidade de água equipado para todas as análises dos parâmetros físico-químicos da água. A produção anual de camarões é distribuída através de 2 ciclos é de 20 t. Até o inicio de 2007 já foram realizados 19 ciclos de cultivo na fazenda.
Os recursos obtidos com a comercialização dos camarões produzidos na fazenda possibilitaram amplos investimentos na melhoria da infra-estrutura da fazenda.  Os recursos também são aplicados no financiamento das pesquisas realizadas na fazenda. Até o momento, foram realizadas 12 teses de mestrado e 4 de doutorado, além da apresentação de trabalhos nos principais congressos e revistas especializadas da aqüicultura mundial e nacional. As atuais linhas de pesquisa da fazenda são: genética, probióticos, manejo da alimentação, manejo da produtividade aquática, monitoramento ambiental e policultivo. O corpo técnico é formado por 2 profissionais de nível superior e 7 de apoio, além do apoio do corpo técnico do Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC.
Também, ao longo desses anos, vem fazendo sua parte no que diz respeito ao envolvimento com a comunidade local. Todos os seus funcionários de apoio e temporários pertencem a comunidade local. Durante a época natalina, através de uma campanha de arrecadação com os seus fornecedores, é possível realizar uma festa de Natal, onde é dado a cada criança da região um brinquedo. No último natal foram atendidas 450 crianças.
Se você ficou interessado em conhecer através de uma simples visita, estamos abertos a visitação do público todas as sextas-feiras das 14:00 as 17:00 horas. A visita é acompanhada por um técnico devidamente preparado para qualquer tipo de informação.

 

Fone: (48) 3721-6176, 6177, 6178.

Endereço: Estrada Geral Barra do Itapocu | CEP: 89247-000

Balneário Barra do Sul – SC

 

Yakult